segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bruna Sommer Farias Estagiária Letras Português UFRGS

O trabalho com poemas na sala de aula tem como objetivo desenvolver a sensibilidade dos alunos, bem como seus sentidos frente à subjetividade do autor, à cultura e a historicidade dos textos. Reconhecendo a importância do trabalho com gêneros literários dentro da sala de aula de Língua Portuguesa, decidi desenvolver meu projeto de estágio com a turma 62 através da realização de saraus literários para instigar o gosto e a sensibilização na leitura de poemas, além de estudos sobre a linguagem poética, a biografia de autores e a circulação da poesia nos dias atuais. Como produto final, os alunos foram convidados a colocarem-se no lugar de poetas e escreverem seus próprios poemas, os quais seguem no post do blog. Alguns alunos preferiram escolher pseudônimos ao invés de assinarem os poemas com os próprios nomes. O embasamento teórico que norteou o projeto foram as discussões contidas nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). Agradeço a oportunidade concedida pela Escola Maurício Sirotsky Sobrinho e toda a sua equipe pedagógica, pois um trabalho em conjunto e com apoio é essencial para que o trabalho em sala de aula seja bem sucedido. Meu agradecimento pelos meses de aprendizado com a turma 62 vem também em forma de poema, para também marcar minha participação no projeto e agradecer a colaboração de todos os alunos da turma 62.

Poema de Coração

Poema poema poema
Matéria que começou com rima
Drummond Quintana Patativa
Muita leitura de tema.
Poesia tem presença na canção
Com a melodia, toca o fundo do
Coração
Quando fala de amor família injustiça crime corrupção

Nossa vida tem poesia
Temos que abrir os olhos pra ler
Deschavear o coração para sentir
Buscar a palavra que nos faz nos identificar
Com o poeta que ria, com a palavra que sacia,
Que preenche e que traduz
O sentimento que nos leva a viver.

Poesia eram os dias em turma que passamos
Lendo
Criando
Criticando
Com pequeninos olhos
Tentando entender os versos
De outros ou
Os nossos próprios.

O passo dado a cada dia,
O compartilhar de cada tentativa,
Nos ajudou a descobrir juntos como
Se sobe, degrau por degrau,
A escada que um dia nos fez um grupo, unidos e, assim,
mais vivos:
cada um com sua história de vida e seu jeito de ser -
pateta tímido corado risonha bem- humorada sonhador -
mais poetas.

Bruna Sommer Farias
Estagiária Letras Português UFRGS

POEMAS DOS ALUNOS:

A Vida
Bruno Sturm

Às vezes existem pessoas
que quando passam
em nossas vidas arrancam
até o pensamento
A vida é como um farol
quando se tem alegria
fica que nem a claridade do sol
Viver é não ter vergonha do que a gente é
O que interessa é ser feliz.

Time campeão
Wellington Medeiros

Time campeão
Time de alegria
Colorado de vibração
Inter meu timão

Eu pulo de alegria
ao escutar com os
meus ouvidos gol legal
do timão Internacional

Sou colorado de sangue
Sou colorado de alegria
Sou colorado pela luz
Que brilha.

Saudade
Lindajara Tobias

Eu sinto saudade do Bruno Santos
quando eu vejo nossas fotos, ele é
muito especial pra mim...

Meus amigos são meus irmãos que
eu sinto saudade imensa...
Eu lembro deles quando eu falo
deles pra alguém!

Amor e amizade
Marina Santos

Amizade traz felicidade,
Quando podemos contar nossos segredos
Amor traz rancor,
Quando não somos correspondidos
Música traz prazer,
Nos leva para outro mundo de pensamentos
Coragem traz garra,
Alegria traz positividade,
Os risos nos fazem bem,
E toda positividade eu desejo a você,
Coragem corra atrás para conseguir,
Música, pegue um fone de ouvido
e comece a ouvir,
amor e amizade eu deixo
pra você conseguir.


Um vencedor
Felippe

Quem sou eu?
Aquele que sofreu
A vida inteira?
Que ficava pensando naquela
Menina solteira!
Será que eu sou infeliz?
Incapaz de realizar
Aquilo que eu sempre quis
A minha vida inteira
Ficar com a menina solteira.


As nuvens
Lorenzo Ortiz

As nuvens são doces
As nuvens são fofinhas
As nuvens são brancas
As nuvens voam como aviões
As nuvens choram como o homem
As nuvens correm como corredor
As nuvens podem ser más
As nuvens podem ser escuras como a noite
As nuvens ficam feias quando dá tempestade.

Droga
Ana Paula

Ela vem com o traficante
que se aproxima muito elegante
Ele é um esperto farsante
que semeia a morte a todo instante.

Ele dá uma pedra
pede pra você cheirar,
se você entrar nessa,
provavelmente irá se viciar.
Sua mãe irá sofrer quando você morrer
Por que você não irá escapar
Da morte certa que a droga irá lhe dar.

Se você tiver juízo e não cheirar
depois de alguns anos irá notar
que você escolheu certo
e com sabedoria conseguiu evitar
o inevitável final trágico
que a droga iria lhe dar.


Jovem...
Ana Letícia

Não cai, capota.
Não cola, troca idéia.
Não se apaixona, fica a fim.
Não sai, vaza.
Não passeia, dá um rolé.
Não xinga, esculacha.
Não desenha, rabisca.
Mas por que tanta pressa?
Por que tantas gírias?
Talvez a resposta seja
Porque todo jovem gosta
De conhecer coisas novas
Mas tudo em pouco tempo
Por isso a pressa
A pressa de conhecer pessoas
E coisas novas
Correndo contra o tempo
Afinal sangue de jovem não corre,
Tira racha!

Nem tudo é perfeito,
Mas tudo é assim
Andressa Silva                               

Nem tudo é perfeito.
Nada e ninguém é perfeito, sempre há algo de defeito, ninguém tem traços perfeitos, tem detalhes imperfeitos.

Mas tudo é assim mesmo...
As pessoas não são perfeitas, podem não estar de acordo com a sua personalidade.

As idéias não são perfeitas de acordo com a ocasião...

O amor não é perfeito, sempre tem brigas e desentendimentos!

A felicidade não é perfeita, pode ser feliz de um modo diferente.

As amizades não são perfeitas. Sempre há brigas, porém podemos confiar nelas...
São de verdade.

Preciso de você
Tayana Silva

Preciso de você
Preciso te ver
Preciso que você olhe para mim
Preciso ver você feliz assim.
Quero falar com você,
Se o dia amanhecer
Melhor para mim vai ser
Porque eu vou ficar com você
Até a noite escurecer.
Vamos passear e nos divertir juntos,
E depois de escurecer vou dizer
Amo você.

A poesia
Sofia Guse

A poesia é difícil de fazer
Mas é fácil de se ler
É difícil de compreender
Mas é divertido escrever.

Preciso escrever um poema
Mas a idéia até a mim não chegou
E o poema se transformou em problema
E esse trechinho poema virou.

Eu te amo igual a xadrez
Jéssica Gonçalves

Por que eu te amo?
Por que eu te quero?
Não sei por que só sei
que amo você.  

Você sabe que eu te amo!
E que sou louca por você
Mas será que você
me ama? Se você também é
louco por mim?
Você demonstra carinho por mim
Mas será que é como amigo?
Tomara que não!

Você sabe o que mais dói?
É te chamar de amigo quando
Eu queria te chamar de
Amor.

Se meu amor por você é
Branco
E o seu por mim é
Preto
Nosso amor fica
Xadrez.

Morte
Julia Brum

O que é a morte?
A morte é o fim de tudo?
Ou é apenas um novo começo?
Não sei, mas sei que a morte é tristeza,
É dor que nunca passa.
É saudade que não tem fim
É sofrimento que nunca acaba.
É um adeus para sempre
É algo muito ruim.
Um dia tudo acaba,
Nada mais existe.
Mas no fundo temos a certeza de que o
Amor, a amizade, o carinho que tivemos
Sempre vai existir
E sempre vai ficar guardado em nossos corações.
Quando a saudade bate é difícil controlar as emoções.
É terrível ter a certeza de que não veremos mais pessoas que amamos tanto.
O mundo é redondo e eu sei que nas voltas que ele dá todos vamos nos reencontrar.

A natureza e a poesia
Lenander Pompermayer

A natureza já serviu de inspiração para inúmeras poesias
Por ser bela, harmoniosa e serena.
Graças a isso, ganhou centenas de versos
Belamente expressos
Por poetas maravilhados com seus encantos
Com as folhas secas e ramos
As flores brancas no chão, os pássaros harmoniosamente a cantar
Da nascente límpida de um rio, até a mais alta árvore a se levantar.
Então, o poeta faz desabrochar
A mais bela flor a se admirar:
A poesia.

A perda de um parente
Mário Rosa

Perder um parente é um sofrimento,
É um ódio,
Dessa vez quem perdeu um parente,
Foi Bianca de Abreu Custódio.

Só de ver Bianca dava um dó,
quem via Bianca cuidando de dona Mair,
sabia o quanto ela adorava sua avó.

Bianca gostava muito de jogar vôlei
e de jogar bola,
cuidava de dona Mair,
e até hoje se dedica
muito na escola.

Jogar Bola
Alfredo Lamb

Eu gosto de jogar bola
Mas não sou muito bom
Não tenho muita coordenação
Mas só jogo por diversão
Jogo no gol com muita garra no coração.
O chute é forte mas eu tenho determinação.
Tenho que defender meu time em qualquer ocasião.
Para jogar futebol não pode ter medo.
Tem que ter espírito de grupo
Senão o time perde tudo
Sempre tento fazer gol, sem desistir.
Quando eu faço um gol nunca esqueço de sorrir.
Sem equipe é impossível fazer gol
Tem dias que não estou muito bom
Mas deixa, porque meus amigos fazem gol
Quando alguém faz um gol é só alegria, todo o time fica feliz
Jogar bola é legal
Ainda mais porque é uma maneira de se divertir
Vou continuar e treinar
Fazer muitos gols pra torcida delirar!!!



Na viela do beco
Bruno Daniel

Na viela do beco
As crianças brincam
Na viela do beco
As crianças vão para a escola
Na viela do beco
Os pássaros cantam
Na viela do beco
As pessoas cuidam dos pássaros
Na viela do beco
As mães ajudam seus filhos na escola
Na viela do beco
Os filhos dão presentes a suas mães
Na viela do beco
Todos os pais vão trabalhar
Na viela do beco
As mães conversam
Na viela do beco
As pessoas vivem felizes.

A melhor coisa do mundo
Mestre da Rima

Uns dizem que
A melhor coisa do mundo
É o DINHEIRO
Para ter uma casa para comprar
E também ter dinheiro para viajar
Para conhecer outro lugar

Uns dizem que
A melhor coisa do mundo
É fazer AMOR
A melhor coisa do mundo
É também beijar
Para eu ter alguém para amar

Uns dizem que
A melhor coisa do mundo
É VIVER
Mas para mim a melhor coisa
Do mundo é estar com você
Também, a melhor coisa do mundo
É meu sonho se realizar
E as minhas experiências
Para me aventurar.


A felicidade
Juliana Araújo

A felicidade
está na nossa sociedade
que se ajuda e se ama
com o amor dentro de todos os corações
como belas canções.

A felicidade
pode estar em qualquer cidade
junto com todas as boas lembranças
e até a alegria das crianças.

A felicidade
está junto com toda a humildade
da nossa sociedade
ajudando a nossa natureza
a ter mais vida e beleza.

A felicidade
tem uma grande facilidade
 de fazer as pessoas dizerem sim
é amizade
para a felicidade
nunca ter um fim.

Até que enfim a gente se casou
Fabrício Feijó

Todo dia eu te vejo
Com muita dor
Toda noite eu te desejo
Com muito amor.
De tarde eu te vejo na praia
De noite eu te vejo na rua
Um dia eu te vi no trem
Outro dia eu te vi no ônibus
Ate que enfim um dia eu te beijei.
Comecei a te namorar
Todas as pessoas viam, na rua,
Eu te beijar,
Pedi você em casamento
Mas você disse que nós tínhamos
Pouco tempo de relacionamento.
Passou dia após dia
Com você a cada minuto era só alegria
Suas amigas diziam
Que a gente se amou
Até que num sábado
A gente se casou.

Dias e noites
Christian Silveira

Dias e noites pensando em você
Chove lá fora e eu tento lhe esquecer,
A lua está perto e o sol está longe
E cadê você que nunca me vê?
Cada momento da minha vida teria
Mais graça com você, com seu
Sorriso e seu olhar estremecendo
Ao me ver.

Dias e noites junto com você
Faz sol lá fora e eu estou com você,
A lua está longe meu sonho está perto,
Mas ter você já faz parte dele,
Te amo e te quero para sempre aqui
Do meu lado, me fazendo feliz.

Opaleiro
Christian Bacim

Paro no sinal
Todo mundo me olhando
Pareço anormal,
Mas saio patinando
Tenho um Opala,
Sinceramente acho lindo,
Você me olha assim, mas nada fala...
Seu Gol? Nem perto de 6 cilindros...
Tração traseira é pra quem sabe,
Potencia é o bastante
Tunning talvez um dia acabe,
Perder parece humilhante,
Opala tem que ser aspirado
Playboy fica de cara
Porque AP só vai turbinado,
Aí pensa e para...
Encosto nesse canteiro...
Meu carro chama atenção
Mas não tem pra opaleiro
Aprendi minha lição.

Nenhum comentário:

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893