quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palestra NATIVISTA na escola e atividades do projeto CIDADANIA

 A direção da escola  junto com a professora Alessandra titular da turma 43  proporcionaram na tarde do dia 22 de setembro  a visita da sua prima  2ª PRENDA JUVENIL DA PRIMEIRA REGIÃO DO RS, NATÁLIA MOREIRA.  A prenda    fez uma atividade diferenciada com os alunos do currículo por atividades, apresentando-lhes uma palestra sobre o mundo farroupilha, explicando as pilchas do peão e da prenda, interagindo com as crianças, respondendo perguntas. Além de convidar os alunos para dançarem o "pézinho"(música típica nativista).

Eles adoraram a prenda,  querendo abraçá-la e beijá-la como forma de retribuíção por terem presenciado uma tarde muito especial. Ela foi muito atenciosa e delicada com todos. A prenda promete abrilhantar nossa escola, vindo mais vezes nos visitar, nos presenteando com seu carisma, sua simpatia e simplicidade. A escola, professores e direção, agradecem a ilustre presença da prenda.





Roda de chimarrão
O violão serviu para conhecer música regionalista

Vestimenta de prenda e gaúcho

Hino Rio Grandense e Hino Nacional


Projeto Cidadania
A Escola realizou na Semana da Pátria e Semana Farroupilha um Projeto de Cidadania procurando estimular a todos para a valorização, compreensão , respeito e conhecimentos sobre a História, Símbolos e riquezas de nosso país e do nosso Estado do Rio Grande do Sul. Ocorreram variadas atividades nas salas de aula , culminando na sexta-feira com atividades no pátio : roda de chimarrão , roda com violão e música gaucha, exposição de desenhos ilustrativos, decoração de paineis e narrativa pelos alunos da Historia da Revolução Farroupilha. A Diretora conversou com os alunos sobre o momento histórico, relacionado com as nossas ações do dia a dia, que favorecem a construção de um país mais livre e desenvolvido, através de uma boa educação.Todas as tardes os alunos cantavam o Hino Nacional e Riograndense, com hasteamento das bandeiras.



A professora Gitel  da turma 23  está desenvolvendo com seus alunos a Hora do Conto, onde a  aluna Jessica  está lendo uma historinha para seus colegas.
O desenvolvimento de outra atividade prazerosa da turma  é a conscientização da preservação do meio ambiente pelos alunos. A turma 23 está trabalhando  a Revolução Farroupilha, onde os alunos conheceram a  sua história e seus costumes.  Tomaram chimarrão e dançaram  as danças típicas.

5 comentários:

Anônimo disse...

steEssa visita da prenda Natália Moreira à escola foi uma oportunidade única para que nossos alunos conheçam um pouco mais sobre a nossa cultura. Espero que ela volte outras vezes para enriquecernos com sua cultura. Parabéns Natália. Volte sempre. Supervisora Rosemere

Anônimo disse...

Parabens para a Profa. Alessandra por ter promovido esta bela atividade!
Fiquei encantada com a Natália que com somente 16 anos tem a grande capacidade de mobilizar e atrair por mais de uma hora o interesse das crianças(5 turmas) pela História do RS ,através da sua grande habilidade de comunicação. Parabens para a Natália!!! Um beijo!!!
Maria Zélia - Diretora

Anônimo disse...

O projeto cidadania realizado durante as semanas da Pátria e Farroupilha é de fundamental importância para desenvolver os valores cívicos. Supervisora Rosemere.

Anônimo disse...

Eu já tive a oportunidade de ver a turma 21 da professora Gitel realizando a rodinha da leitura é emocionante ver um lendo e contando a história e os demais atentos ouvindo e posteriormente respondendo perguntas sobre o texto lido. Parabéns professora Gitel. Supervisora Rosemere

Anônimo disse...

Gitel fico feliz de ver a tua preocupação de ao mesmo tempo que alfabetiza teus alunos trabalha temas tão importante como o meio ambiente e a Revolução Farroupilha. Abraço. Supervisora Rosemere.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893