sexta-feira, 30 de abril de 2010

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO
Professora Valéria Néu de Vargas
Programação:
20/05/2010 13h e 30 min até 17h e 30 min
21/05/2010 8h até 12 h e 13h e 30 min até ás 17h e 30 min 22/05/2010 8h até 12 h Local: Saguão da escola
Profª Valéria Néu de Vargas (blbliotecária)
e Direção da escola
CIRANDA DE LIVROS - VENHA CONHECER O MARAVILHOSO MUNDO DOS LIVROS E SER FELIZ CONOSCO!
FEIRA COM LIVROS A PARTIR DE R$ 0,50 (CINCOENTA CENTAVOS).

5 dicas para estimular a leitura em casa Confira nossas dicas para deixar esse momento divertido Simone Tinti Entreter as crianças muitas vezes não é uma tarefa fácil. E por que não investir em uma sessão de leitura em casa? Confira 5 dicas para tornar esse momento bem divertido. 1.Leia para – e com – as crianças. Escolha os livros preferidos delas (e os que você mais gosta) ou então, procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos apenas para meninas (ou para meninos), de dar medo, com animais... 2.Invente suas próprias histórias. Uma boa dica para estimular a criatividade é o jogo de cartões A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças (Ed. Matrix). Você pode pegar o primeiro cartão com o início e estimular as crianças a continuar. 3.A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto! 4.Outra ideia é inventar canções sobre o tema do livro ou recriar a história com desenhos. 5.Chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.

Referência:

Brincar e aprender - Revista crescer http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI88759-10536,00-DICAS+PARA+ESTIMULAR+A+LEITURA+EM+CASA.html

Acesso 05/05/2010 ás 21:13 min

domingo, 25 de abril de 2010

PARCEIROS DA EDUCAÇÃO
A Associação Parceiros da Educação foi fundada em 2006 por um Grupo de Empresários paulistas que decidiu levar à educação toda sua experiência em administração de recursos e de gestão de negócios para tornar a Escola Pública brasileira um modelo de eficiência e de resultados de sucesso, formando cidadãos qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.
A nossa Escola está de parabens pois está junto aos Parceiros da Educação. Muita contribuição e crescimento vamos receber desta parceria. Aliás os frutos já estão sendo colhidos. A Profa. e vice diretora Tânia (disciplina de português) e a Diretora Maria Zélia (disciplina de História) estão realizando o curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, na ESPM, que oferece excelência em termos de qualidade de ensino. A Profa. Fernanda (currículo por atividades), do primeiro e quarto ano, também está fazendo um ótimo curso de aperfeiçoamento. SAIBA MAIS

sexta-feira, 23 de abril de 2010

INFORMAÇÃO PARA NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR

A participação de todos se faz necessária para uma organização educacional. Participar de setores importantes da escola como o Conselho Escolar, CPM e reuniões escolares faz com que o aluno sinta-se parte integrante do processo escolar ou em outras palavras parte da escola. Sentimos muito a falta das pessoas integrantes ao Conselho Escolar nas últimas duas reuniões.

Recebemos outro recurso humano muito importante para a escola que é nossa querida Monitora Márcia.

ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: executar atividades de orientação e recreação infantil; b) Descrição Analítica: executar atividades diárias de recreação com crianças e trabalhos educacionais de artes diversas; acompanhar as crianças em passeios, visitas e festividades sociais; proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere à higiene pessoal; auxiliar a criança na alimentação; servir refeições e auxiliar as crianças menores a se alimentarem; auxiliar a criança a desenvolver a coordenação motora; observar a saúde e o bem-estar das crianças, levando-as, quando necessário, para atendimento médico e ambulatorial; ministrar medicamentos conforme prescrição médica; prestar primeiros socorros, cientificando o superior imediato da ocorrência; orientar os pais quanto à higiene infantil, comunicando-lhes os acontecimentos do dia; levar ao conhecimento do chefe imediato qualquer incidente ou dificuldade ocorrida; vigiar e manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade, confiando-as aos cuidados de seu substituto ou responsáveis, quando afastar-se, ou ao final do período de atendimento; apurar a freqüência diária e mensal dos menores; executar tarefas afins.FONTE DE PESQUISA:http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-porto-alegre-rs-412-vagas

terça-feira, 20 de abril de 2010

INFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
A nossa querida professora e Supervisora Marta Steigleder (centro da foto) aposentou-se na escola. Uma pessoa que muito contribuiu com seu desempenho e dedicação na Instituição Escolar. Criou o projeto Escola Limpa no ano de 1999. Projeto Higiene e Saúde foi planejado junto com os professores no ano de 2009 com o cargo de Supervisora Escolar. Nosso muito obrigada a nossa querida Supervisora Marta.
A escola recebeu na saída da Supervisora Marta duas professoras para o cargo de Supervisora.
Nossa querida professora Rose no turno da manhã.
Nossa querida professora Dóris no turno da tarde. Para a comunidade escolar apresento as novas supervisoras:

COMO AJUDAR NA ROTINA ESCOLAR
Com o objetivo de reunir sugestões sobre como a família pode ajudar na rotina escolar, a revista VEJA entrevistou o professor Harris Cooper, diretor de um instituto voltado para pesquisas sobre educação na Duke University, nos Estados Unidos. Há duas décadas, Cooper se dedica a estudar os efeitos positivos da participação dos pais na vida escolar. Nesta reportagem, ele dá idéias práticas com base em seus últimos trabalhos sobre o tema. Algumas escolas entrevistadas estão de acordo em relação à dose adequada de ajuda familiar nos estudos. Eis o resultado:

O QUE O PROFESSOR HARRIS COOPER SUGERE PARA QUE OS PAIS PARTICIPEM DAS TAREFAS ESCOLARES:Garantir que não faltem em casa livros, um bom dicionário e espaço tranqüilo para realizar o dever. • Mostrar-se entusiasmados em relação às tarefas dos filhos. Segundo pesquisas, isso ajuda a fazê-los encarar o dever como uma atividade prazerosa. • Fazer a criança perceber que suas tarefas têm aplicação na vida prática. Por exemplo: ao consultar seu saldo bancário, mostrar como se usa a matemática para conferir a conta. • Ao ter a ajuda requisitada, apenas dar sugestões de como resolver a questão. Está provado que essa é uma estratégia mais eficiente do que revelar a resposta. • Se a criança demonstrar sinais de exaustão, sugerir um intervalo para o descanso antes da conclusão da tarefa. Fonte de pesquisa utilizado pela administradora do blog: Clique: pesquisa

A fonte :Revista VEJA edição :1942ANO 39 08/Fevereiro/2006

O QUE AS ESCOLAS FALAM SOBRE O DEVER DE CASA COMO ELAS ACHAM QUE OS PAIS PODEM AUXILIAR NAS TAREFAS ESCOLARES Primeiro, os pais devem estimular os filhos a ter uma rotina de estudos em casa. Outra medida de efeito positivo é que demonstrem interesse pelas tarefas. Em relação à ajuda na realização dos deveres, o consenso é que os pais desempenhem o papel de orientadores. Ao serem solicitados, eles devem indicar livros e sites para pesquisa. Também podem fornecer pistas sobre a resolução de um problema. “Dar a resposta certa, jamais”, dizem os educadores ouvidos por VEJA.

QUANTO TEMPO OS ESTUDANTES DEVEM DEDICAR AOS DEVERES, SEGUNDO AS ESCOLAS ENTREVISTADAS Da 1ª à 4ª série, no máximo duas horas. Da 5ª à 8ª série, o limite é de três horas.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A ERA DA INFORMÁTICA NA E.E.E.F. MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO
Há alguns anos, o computador era considerado um equipamento sofisticado. Atualmente ele já faz parte de nossa vida cotidiana. Está presente nos vários setores da atividade humana, como no comércio, na indústria, nas operações bancárias, na pesquisa cientifica, no lazer e diversão. E agora em nossa escola no laboratório de informática.
TEATRO NA ESCOLA
O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo, em Portugal, parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo. Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros. Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direccionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico. No entanto é de uma enorme importância que o professor de teatro tenha formação não só pedagógica mas também artística, pois um mau direccionamento poderá levar a problemas futuros irreversíveis no desenvolvimento da criança.
fonte de pesquisa: wikipédia

sábado, 3 de abril de 2010

A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA. COM MUITO AMOR E PAZ.

No dia 26 de fevereiro, tivemos a primeira etapa de um trabalho de motivação realizado pela psicóloga Angélica da Instituição Cáritas de Jesus, que está fazendo parceria com a nossa Escola e nos oferecendo grande colaboração. Foi um encontro estimulador das boas relações humanas no trabalho que muito contribuiu para bem iniciarmos a ano letivo. No dia 30 de março a psicóloga Angélica encerrou o seu trabalho realizando o segundo encontro. Onde foi revelado o anjo que protegeu cada um durante um mês, técnica utilizada pela psicóloga no primeiro encontro e que movimentou as relações humanas dentro da nossa escola positivamente. Juntamente com este trabalho foi realizada a confraternização de Páscoa entre os professores e funcionários da escola. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO CÁRITAS DE JESUS

A pascoa é a festa instituida pelos Judeus em lembrança da morte dos primogênitos do Egito e da libertação dos Israelitas. O seu nome deriva de uma palavra hebraica que significa a passagem do anjo exterminador, sendo poupadas as habitações dos israelitas, cujas portas tinham sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal(Ex.12:11-27). Chama-se a "páscoa do Senhor", a "festa dos pães asmos"(Lv.23:6,Lc.22:1), os dias dos "pães asmos"(At.12:3,20:6). A palavra "pascoa" é aplicada não somente à festa no seu todo, mas também ao cordeiro pascal, e à refeição preparada para essa ocasião solene(Lc.22:7,1Co.5:7,Mt.26:18-19,Hb.11:28). Na sua instituição,a maneira de observar a pascoa era da seguinte forma: o mês da saida do Egito(nisã-abibe) devia ser o primeiro mês do ano sagrado ou eclesiástico; e no decimo-quarto dia desse mês,entre as tardes, isto é, entre a declinação do sol e o seu ocaso, deviam os israelitas matar o cordeiro pascal e abster-se de pão fermentado. No dia seguinte, o 15°, a contar desde as 6 hrs do dia anterior, principiava a grande festa da pascoa, que durava 7 dias; mas somente o 1° e o 7° dias eram particurlamente solenes. O cordeiro morto tinha que ser sem defeito, macho e do 1° ano. Quando não fosse encontrado o cordeiro, podiam os israelitas matar um cabrito.Naquela mesma noite devia ser comido o cordeiro, assado, com pão asmo, e uma salada de ervas armagas, não devendo, além disso, serem quebrados os ossos. Se alguma coisa ficava para o dia seguinte, era queimada. Os que comiam a páscoa precisavam estar na posição de viajantes, cingidos os lombos, tendo os pés calçados, com os cajados na mão, alimentando-se apressadamente. Durante os 8 dias da pascoa não se podia comer pão levedado, embora fosse permitido preparar a comida, sendo isto, contudo, proibido no sabado(Ex.12). A pascoa era uma das 3 festas em que todos os varões haviam de "aparecer diante do Senhor" (Ex.26:14-17). Era tão rigorosa a obrigação de guardar a pascoa, que todo aquele que a não cumprisse seria condenado a morte(Nm.9:13); mas aqueles que tinham qualquer impedimento légitimo, como jornada, doença ou impureza, tinha que adiar sua celebração até ao segundo mês do ano eclesiastico, o 14° dia do mês iyyar(abril e maio). Um paralelo desta situação por ser lido em IICr.30:2-3.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

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Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893