domingo, 10 de outubro de 2010

TROCA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

 Boas práticas

A escola é uma usina de ideias e o professor um dos profissionais mais criativos que existe..Essa criatividade é fruto da sua busca constante e obstinada por resultados cada vez melhores no processo de aprendizagem. Ele está sempre pensando em como atingir e incluir seus alunos no instigante mundo do aprender para que tenham as ferramentas necessárias para enfrentar o mundo e integrar-se de uma forma digna à sociedade.A participação da escola no GIDE tem feito com que a escola volte-se para dentro e analise o seu fazer. Dentro desse processo foi organizado uma troca de experiencias. Cada professor foi convidado a apresentar para o grande grupo de professores na reunião geral do dia 5 da outubro uma das atividades que realizou com sua turma e que conseguiu bom resultado.
Ao propor-se essa mostra de boas práticas procurou-se abrir espaço para que o professor mostre um pouco de seu rico fazer. Lindos e instigantes trabalhos são feitos em sala de aula, mas ficam na maior parte das vezes fechados dentro dela sem serem compartilhados com o grande grupo. É muito bom compartilhar, tanto para quem apresenta que se sente valorizado, quanto para quem assiste, pois tem a possibilidade de enriquecer ainda mais a sua prática.Na reunião do dia 5 de outubro foram apresentadas as seguintes boas práticas:
Trabalho com conceitos através da esquetes teatrais – professor Leonardo – História. A turma foi dividida em grupos e cada grupo recebeu um conceito que deveria apresentar através da dramatização. A partir da dramatização iniciou a discussão dos conceitos que tornaram-se então significativos para a turma.
Gincana de tabuada – professora Iracêma – terceiro ano. Com o objetivo de desenvolver o gosto pelo estudo e tornar o aprendizado de Matemática mais prazeroso a professora organizou uma gincana. A turma foi dividida em equipes que durante duas semanas responderam a questões de tabuada. Cada equipe tinha um líder que procurava incentivar os colegas a estudarem. A atividade foi um sucesso pois motivou os alunos a estudarem e ainda envolveu os pais que chegaram em alguns casos a comprar joguinhos para ajudar no estudo dos filhos.
Gincana de leitura – professora Gitel – segundo ano. A partir de conversas com a professora Iracêma, A professora Gitel organizou uma gincana de leitura que consiste em cada dia um aluno levar um livro para casa ler e no dia seguinte apresentar na rodinha para turma e os demais alunos julgam.
Soletrando – A professora Gitel também está realizando o soletrando com seus alunos o que tem estimulado muito a aprendizagem.
A renda per capta no dia-a-dia – professor Éderson – Geografia. Ao trabalhar países desenvolvidos e subdesenvolvidos o professor trouxe a questão da renda per capta para o cotidiano dos alunos que calcularam os gastos da família com alimentação, moradia, luz, água, transporte e lazer  relacionando com a renda da família e comparando a renda per capta em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Futsal e Matemática – professora Katiúscia – A professora integrou Educação Física e Matemática.
Criação de jogos – professora Daniela – Matemática. Os alunos divididos em grupos. Um periodo por semana estão trabalhando na elaboração de jogos pedagógicos. Cada grupo recebe um conteúdo e organiza as regras, número de participantes, material necessário e constrói o jogo. Assim se terá na turma vários jogos para serem trocados entre os grupos e, mais adiante esses jogos passarão a fazer parte de um banco de jogos, A professora Andréia também está trabalhando com a construção dos jogos.
Gincana matemática – professora Daniela. Os alunos foram organizados em grupo através de sorteio para estimular a integração e cada grupo formou uma equipe. Foram organizadas 14 questões de diferentes níveis, mas sempre priorizando o raciocínio e a resolução de problemas. Foram dadas as mesmas questões para todos os grupos só que em ordem diferente. A equipe vencedora será premiada. O trabalho retomado vendo as fotos na sala de informática e fazendo a correção de todas as questões.
Cabe salientar que é sempre muito gratificante ver que nosso grupo de professores faz trabalhos maravilhosos e teremos condições de seguirmos apreciando-os na próxima reunião.
Texto da Supervisora Rosemere

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que todos nós professores somos muito capazes e temos cada um muito a ensinar e a aprender com nossos colega por isso é fundamental que tenhamos mais e mais momentos de troca de experiências. Supervisora Rosemere

Anônimo disse...

No dia 28 de outubro deu-se continuidade as apresentações das boas práticas. Em breve essas novas apresentações estarão no blog.Abraço. Rosemere.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893