domingo, 3 de outubro de 2010

CONSELHO DE CLASSE 2º TRIMESTRE

O Conselho de classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar.
A gestão democrática esta prevista na LDB 9394/96 em seu artigo 14:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não.
Se não é bem conduzido, o Conselho acaba atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos.
Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
Para tanto, as reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.
Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.
PRÉ-CONSELHOS E CONSELHOS DE CLASSE DO SEGUNDO TRIMESTRE

PROFESSORES DE FORMAÇÃO

Na semana de 8 a 10 de setembro, foram realizados os pré-conselhos do primeiro ano à oitava série com a presença da vice-diretora, supervisora e orientadora. Pela primeira vez foi realizado pré-conselho nas turmas do currículo por atividade. Os alunos do primeiro ano mostraram como estão se sentido na escola através de desenhos. Foi emocionante ver como a maioria deles tem uma visão muito positiva da escola e de suas vivências e aprendizagens. Os alunos do segundo ano à oitava série levantaram os aspectos positivos da turma, as dificuldades encontradas e as alternativas para sanar estas dificuldades. Cabe destacar que mesmo os alunos dos primeiros anos tem uma visão bem consciente e crítica de sua atuação em sala de aula.
O conselho de classe do currículo por atividades neste trimestre teve pela primeira vez um momento geral que reuniu todos os professores do primeiro ano à quarta série no qual primeiramente era apresentado para os professores os comentários que a turma fez no pré-conselho. Após o professor da turma se manifestava dando seu parecer da turma, apontando as dificuldades encontradas e as alternativas para saná-las. Esse momento geral foi importante para que os professores compartilhassem as suas angústias, buscassem alternativas em conjunto e percebessem que todos estão no mesmo barco fazendo o máximo que podem para conseguirem os melhores resultados possíveis. Terminado esse momento geral cada professor reuniu-se com vice-direção, orientação e supervisão para analisar individualmente o desempenho dos alunos no segundo trimestre. Esse momento é fundamental para que se busque alternativas para os casos mais críticos.
No currículo por área o conselho tem basicamente dois momentos um primeiro só com os professores no qual primeiramente é apresentado o que a turma levantou no pré-conselho, depois é traçado pelos professores um parecer geral da turma e ainda é feita uma análise do desempenho de cada aluno no trimestre. Terminada essa primeira parte recebe-se as turmas. Os alunos entram na sala do conselho em pequenos grupos e cada um tem a oportunidade de discutir com seus professores o seu desempenho no trimestre. É interessante destacar que a presença dos alunos no conselho é de quase 100% o que demonstra a importância que eles atribuem a este momento.                                       Supervisora Rosemere Fachel





4 comentários:

rosalicunhathomas@hotmail.com disse...

Esta forma de conselho de classe estimulou meus alunos a observarem mais minhas recomendações quanto suas aprendizagens no ambiente escolar. O professor (a) recomenda, ensina, empenha-se em mostrar e visualizar as aprendizagens do aluno (a). No entanto, com a participação dos outros setores da escola e a comunidade escolar participando, integrando-se e agindo em conjunto é que acontece a educação.Compreendemos com Lançam (1980 apud BOCK, 1989, p.143) que
(...) a importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Depois, ao longo da sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir a casa/indivíduo, relativizando o poder da família. Professora Rosali.

Anônimo disse...

Rosali, como supervisão vejo o conselho de classe como um momento de junto com os professores buscar soluções e se não as encotrar naquele momento pelo menos ficar com a listagem dos problemas e dificuldades para trabalhar buscar resolvê-los o mais rapidamente possível. Claro que nem sempre podemos agir com a destreza e rapidez que gostariamos. Abraço. Supervisora Rosemere.

Anônimo disse...

Em 17 anos trabalhando de quinta a oitava série em escola estadual e do município de Viamão já participei de vários modelos de conselho de classe, mas não havia encontrado ainda um tão democrático quanto o dessa escola onde o aluno fica cara cara com um cada um de seus professores e discute o seu desempenho trimestral, podendo até mesmo o professor a partir desta conversa e argumentações do aluno reavaliá-lo. Supervisora Rosemere

ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUND. MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO disse...

Supervisora Rosemere,

as mudanças na educação acontecem quando conseguimos perceber e sentir a realidade na escola. Em sala de aula já faço isto há quatro anos com meus alunos quanto a avaliação e a auto-avaliação também ajuda muito. Há muito tempo, nosso saudoso professor Paulo Freire dizia ação reflexão ação é necessário e nunca é tarde para praticarmos. Um forte abraço, professora Rosali.

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TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893