quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto de aprendizagem TURMA 21


A professora Rosali do currículo por atividades  ao utilizar  os recursos da tecnologia computacional de segundo ano do ensino de nove anos em sala de aula e no laboratório de informática; exerceu seu estágio  provendo as crianças novas possibilidades de aprendizagens. Possibilidades de pensar e crescer tanto cognitivamente como emocionalmente. O computador é um instrumento interativo. As crianças gostam de se comunicar através do computador e interagir com o recurso de aprendizagem. Quando está comunicação ocorre os alunos aprendem matemática como uma linguagem viva. Esta comunicação pode desenvolver formas de pensamento e facilitar o processo de outras aprendizagens.
Os autores que  nortearAM  o traballho foram  Piaget, Paulo Freire e Maturama.
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
A reflexão sobre o projeto de aprendizagem da professora Rosali no laboratório de informática deixou-a muito feliz com as aprendizagens dos alunos.  Observou que muitas crianças de sua turma não tem  tem uma realidade com  condições de adquirirem este conhecimento de informática sem ser pela escola. Uma das atividades muito significativas para eles foi descobrirem o vídeo sobre o material do ábaco (matemática). Foi uma surpresa o vídeo pesquisado no you tube e assistido pelos alunos. Até pouco tempo atrás o uso de computadores em sala de aula e em laboratórios escolares estava na realidade de poucas escolas. Portanto, acreditava-se que seria um sonho que todas tivessem este privilégio. Atualmente, o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista da escola.

Nenhum comentário:

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893