A professora Rosali do currículo por atividades ao utilizar os recursos da tecnologia computacional de segundo ano do ensino de nove anos em sala de aula e no laboratório de informática; exerceu seu estágio provendo as crianças novas possibilidades de aprendizagens. Possibilidades de pensar e crescer tanto cognitivamente como emocionalmente. O computador é um instrumento interativo. As crianças gostam de se comunicar através do computador e interagir com o recurso de aprendizagem. Quando está comunicação ocorre os alunos aprendem matemática como uma linguagem viva. Esta comunicação pode desenvolver formas de pensamento e facilitar o processo de outras aprendizagens.
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
A reflexão sobre o projeto de aprendizagem da professora Rosali no laboratório de informática deixou-a muito feliz com as aprendizagens dos alunos. Observou que muitas crianças de sua turma não tem tem uma realidade com condições de adquirirem este conhecimento de informática sem ser pela escola. Uma das atividades muito significativas para eles foi descobrirem o vídeo sobre o material do ábaco (matemática). Foi uma surpresa o vídeo pesquisado no you tube e assistido pelos alunos. Até pouco tempo atrás o uso de computadores em sala de aula e em laboratórios escolares estava na realidade de poucas escolas. Portanto, acreditava-se que seria um sonho que todas tivessem este privilégio. Atualmente, o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário