quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA

Metodologia do PROERD




Ao iniciar o programa nas Escolas, são realizadas reuniões com os pais dos alunos e educadores, com o objetivo de estabelecer um engajamento destes.
A partir disso, uma vez por semana, durante um semestre inteiro, o policial militar, juntamente com o professor da turma, desenvolve 17 lições no total, sendo que cada uma destas desenvolve um tema específico como: compreendendo as conseqüências do uso das drogas; como resistir às pressões para o uso de drogas; maneiras de dizer não às drogas e à violência; como manter-se firme; e como aumentar o amor-próprio, entre outros.
As aulas são bastante movimentadas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo, através de dramatizações e dinâmicas de grupo. Estas atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas.
Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos identificados como líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciar os demais.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
Ao concluir-se a aplicação do programa, há uma solenidade com a participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade.
Nessa ocasião, há a entrega de um certificado, através do qual a criança se compromete a ficar longe das drogas.
É o coroamento da parceria entre a escola, polícia militar e família.

Nenhum comentário:

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893