Ao iniciar o programa nas Escolas, são realizadas reuniões com os pais dos alunos e educadores, com o objetivo de estabelecer um engajamento destes.
A partir disso, uma vez por semana, durante um semestre inteiro, o policial militar, juntamente com o professor da turma, desenvolve 17 lições no total, sendo que cada uma destas desenvolve um tema específico como: compreendendo as conseqüências do uso das drogas; como resistir às pressões para o uso de drogas; maneiras de dizer não às drogas e à violência; como manter-se firme; e como aumentar o amor-próprio, entre outros.
As aulas são bastante movimentadas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo, através de dramatizações e dinâmicas de grupo. Estas atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas.
Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos identificados como líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciar os demais.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
Ao concluir-se a aplicação do programa, há uma solenidade com a participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade.
Nessa ocasião, há a entrega de um certificado, através do qual a criança se compromete a ficar longe das drogas.
É o coroamento da parceria entre a escola, polícia militar e família.
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