domingo, 31 de outubro de 2010

E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho


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A  E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho localiza-se na rua Padre Caldas nº59. Fone: 3339-65-98 Partenon Porto Alegre - RGS.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJETO VAN GOGH - SALA DE RECURSOS PROFª TAIS - MANHÃ



A professora Taís  desenvolveu um projeto pedagógico com  os alunos na sala de recursos.
Os alunos participantes deste trabalho são: Jackson, Jennifer, Ana, Shayana, David, Débora e Francielle. As  atividades foram feitas com papelão, massa corrida e tinta guache.
Todos os alunos que frequentam a sala de recursos no turno da manhã, cada um desenvolveu a pesquisa bibliográfica no seu nível. Os alunos foram autores da reeleitura dos quadros de Van Gogh.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

GINCANA NA ESCOLA DIA 16/10 E 23/10/2010



A importância do esporte
                                                                                          Por Gabriela Cabral

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade. SAIBA NAIS CLIQUE AQUI

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR 15 DE OUTUBRO



SER PROFESSOR (A)
buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.
Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor (a) é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor (a) é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor (a) é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor (a)
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor (a) é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar,
esbravejar.
Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo.
Todos os dias do ano são seus, professor(a)!
Parabéns!
Ser Professor (a)

Fonte: Jornal AconteeCendo, nº. 22, Setembro de 2001

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Semana da criança foi bastante animada em nossa Escola. Além da gincana cultural e esportiva, que acontece durante o mês de outubro no currículo por área, tivemos jogos diversos no currículo por atividades, organizados pela Profa. Katiucia a quem agradecemos pela sua colaboração. A merenda da Escola também foi especial durante toda semana.Os alunos se deliciaram.
Os professores homenagearam seus alunos com painel ilustrativo , brincadeiras nas salas e lembrancinhas para os alunos.

CIDADANIA TERCEIRO TRIMESTRE

Profº Maurício trabalhando partidos políticos turma 72
A Escola está realizando ações para a cidadania. Entre elas temos como registro:
- Retorno da exposição de cartazes ilustrativos sobre os direitos humanos espalhados pelos corredores da Escola.
- Nas salas de aula a discussão sobre participação política e eleições.
- A Escola vai votar para Presidente da República ( Segundo turno)
- Os alunos de 6a. 7a. e 8a. série tiveram uma palestra interativa sobre política, com o Prof. Jorge, que coordena os trabalhos na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.Nossos agradecimentos ao Prof. Jorge.
-Os alunos das séries anteriores, também tiveram uma conversa e projeção de vídeo sobre sexualidade, apresentada pela Equipe de Saude Escolar ( Profas. Nair e Almi). A elas nossos agradecimentos.

Profº Jorge da câmera dos vereadores

Profª Gitel introduzindo a participação política no 2º ano

Profªs Nair e Almi da Equipe ESAE











domingo, 10 de outubro de 2010

TROCA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

 Boas práticas

A escola é uma usina de ideias e o professor um dos profissionais mais criativos que existe..Essa criatividade é fruto da sua busca constante e obstinada por resultados cada vez melhores no processo de aprendizagem. Ele está sempre pensando em como atingir e incluir seus alunos no instigante mundo do aprender para que tenham as ferramentas necessárias para enfrentar o mundo e integrar-se de uma forma digna à sociedade.A participação da escola no GIDE tem feito com que a escola volte-se para dentro e analise o seu fazer. Dentro desse processo foi organizado uma troca de experiencias. Cada professor foi convidado a apresentar para o grande grupo de professores na reunião geral do dia 5 da outubro uma das atividades que realizou com sua turma e que conseguiu bom resultado.
Ao propor-se essa mostra de boas práticas procurou-se abrir espaço para que o professor mostre um pouco de seu rico fazer. Lindos e instigantes trabalhos são feitos em sala de aula, mas ficam na maior parte das vezes fechados dentro dela sem serem compartilhados com o grande grupo. É muito bom compartilhar, tanto para quem apresenta que se sente valorizado, quanto para quem assiste, pois tem a possibilidade de enriquecer ainda mais a sua prática.Na reunião do dia 5 de outubro foram apresentadas as seguintes boas práticas:
Trabalho com conceitos através da esquetes teatrais – professor Leonardo – História. A turma foi dividida em grupos e cada grupo recebeu um conceito que deveria apresentar através da dramatização. A partir da dramatização iniciou a discussão dos conceitos que tornaram-se então significativos para a turma.
Gincana de tabuada – professora Iracêma – terceiro ano. Com o objetivo de desenvolver o gosto pelo estudo e tornar o aprendizado de Matemática mais prazeroso a professora organizou uma gincana. A turma foi dividida em equipes que durante duas semanas responderam a questões de tabuada. Cada equipe tinha um líder que procurava incentivar os colegas a estudarem. A atividade foi um sucesso pois motivou os alunos a estudarem e ainda envolveu os pais que chegaram em alguns casos a comprar joguinhos para ajudar no estudo dos filhos.
Gincana de leitura – professora Gitel – segundo ano. A partir de conversas com a professora Iracêma, A professora Gitel organizou uma gincana de leitura que consiste em cada dia um aluno levar um livro para casa ler e no dia seguinte apresentar na rodinha para turma e os demais alunos julgam.
Soletrando – A professora Gitel também está realizando o soletrando com seus alunos o que tem estimulado muito a aprendizagem.
A renda per capta no dia-a-dia – professor Éderson – Geografia. Ao trabalhar países desenvolvidos e subdesenvolvidos o professor trouxe a questão da renda per capta para o cotidiano dos alunos que calcularam os gastos da família com alimentação, moradia, luz, água, transporte e lazer  relacionando com a renda da família e comparando a renda per capta em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Futsal e Matemática – professora Katiúscia – A professora integrou Educação Física e Matemática.
Criação de jogos – professora Daniela – Matemática. Os alunos divididos em grupos. Um periodo por semana estão trabalhando na elaboração de jogos pedagógicos. Cada grupo recebe um conteúdo e organiza as regras, número de participantes, material necessário e constrói o jogo. Assim se terá na turma vários jogos para serem trocados entre os grupos e, mais adiante esses jogos passarão a fazer parte de um banco de jogos, A professora Andréia também está trabalhando com a construção dos jogos.
Gincana matemática – professora Daniela. Os alunos foram organizados em grupo através de sorteio para estimular a integração e cada grupo formou uma equipe. Foram organizadas 14 questões de diferentes níveis, mas sempre priorizando o raciocínio e a resolução de problemas. Foram dadas as mesmas questões para todos os grupos só que em ordem diferente. A equipe vencedora será premiada. O trabalho retomado vendo as fotos na sala de informática e fazendo a correção de todas as questões.
Cabe salientar que é sempre muito gratificante ver que nosso grupo de professores faz trabalhos maravilhosos e teremos condições de seguirmos apreciando-os na próxima reunião.
Texto da Supervisora Rosemere

sábado, 9 de outubro de 2010

TEATRO FANTOCHES NA ESCOLA




A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Redigido pelos alunos da turma 81: André Darós, Ronaldo Santos, Leandro e Leonardo M.

TRABALHO ANTI BULLYING
É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica. É um problema mundial encontrado em qualquer escola. Os autores são comumente indivíduos que tem pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Objetivos do praticante obter força e poder, conquistar popularidade na escola; esconder o próprio medo, amedrontando os demais, tornar outras pessoas infelizes.
O que as vítimas devem fazer? Evitar a companhia de quem pratica o bullying; jamais falar com o agressor sozinho; não responder às provocações; não manter a agressão em segredo.
Como a escola deve proceder contra o Bullying?
Ter uma ampla equipe de segurança e vigias, não permitir que os alunos mais fortes intimidem os mais fracos; ouvir a queixa do aluno e tomar providências.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Turma : 2º ano
Número de alunos : 23 alunos
Professora Titular : Rosali
Estagiária: Évelin Albert



A escola E.E.F.Maurício Sirotsky Sobrinho aceitou a proposta da Pontifícia Universidade Católica para a estudante de Pedagogia Évelin Albert estagiar na turma 21 com a titular professora Rosali Cunha Thomas.
A estagiária desenvolveu um excelente trabalho com os alunos durante o seu estágio.  Os autores que nortearam seu trabalho: Piaget, Vigotsky, Paulo Freire e Gabriel Junqueira. No pré-estágio da semana de observação com a titular de sala de aula adotaram juntas procedimentos nos quais havia mútuo interesse de continuidade para desenvolvimento do cognitivo das crianças. Durante o estágio foi contextualizado   conhecimentos sobre o Brasil  com os alunos; eleições interdisciplinarizando com datas comemorativas; ao mesmo tempo em que se divertiam.
Iniciou seu estágio em agosto e no dia 23 de setembro a turma 21 fez uma aula-passeio ao museu da pucrs, a fim de contextualizar o que haviam aprendido durante o ano.  Os alunos jamais a esqueceram. A PUC e o desempenho da Supervisora de estágio estão de parabéns pelo desenvolvimento da estudante em pontualidade, planejamentos, responsabilidades e conhecimentos necessários de informática para manter um contato com a titular mais preciso de apresentação de planejamentos virtualmente.

domingo, 3 de outubro de 2010

CONSELHO DE CLASSE 2º TRIMESTRE

O Conselho de classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar.
A gestão democrática esta prevista na LDB 9394/96 em seu artigo 14:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não.
Se não é bem conduzido, o Conselho acaba atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos.
Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
Para tanto, as reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.
Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.
PRÉ-CONSELHOS E CONSELHOS DE CLASSE DO SEGUNDO TRIMESTRE

PROFESSORES DE FORMAÇÃO

Na semana de 8 a 10 de setembro, foram realizados os pré-conselhos do primeiro ano à oitava série com a presença da vice-diretora, supervisora e orientadora. Pela primeira vez foi realizado pré-conselho nas turmas do currículo por atividade. Os alunos do primeiro ano mostraram como estão se sentido na escola através de desenhos. Foi emocionante ver como a maioria deles tem uma visão muito positiva da escola e de suas vivências e aprendizagens. Os alunos do segundo ano à oitava série levantaram os aspectos positivos da turma, as dificuldades encontradas e as alternativas para sanar estas dificuldades. Cabe destacar que mesmo os alunos dos primeiros anos tem uma visão bem consciente e crítica de sua atuação em sala de aula.
O conselho de classe do currículo por atividades neste trimestre teve pela primeira vez um momento geral que reuniu todos os professores do primeiro ano à quarta série no qual primeiramente era apresentado para os professores os comentários que a turma fez no pré-conselho. Após o professor da turma se manifestava dando seu parecer da turma, apontando as dificuldades encontradas e as alternativas para saná-las. Esse momento geral foi importante para que os professores compartilhassem as suas angústias, buscassem alternativas em conjunto e percebessem que todos estão no mesmo barco fazendo o máximo que podem para conseguirem os melhores resultados possíveis. Terminado esse momento geral cada professor reuniu-se com vice-direção, orientação e supervisão para analisar individualmente o desempenho dos alunos no segundo trimestre. Esse momento é fundamental para que se busque alternativas para os casos mais críticos.
No currículo por área o conselho tem basicamente dois momentos um primeiro só com os professores no qual primeiramente é apresentado o que a turma levantou no pré-conselho, depois é traçado pelos professores um parecer geral da turma e ainda é feita uma análise do desempenho de cada aluno no trimestre. Terminada essa primeira parte recebe-se as turmas. Os alunos entram na sala do conselho em pequenos grupos e cada um tem a oportunidade de discutir com seus professores o seu desempenho no trimestre. É interessante destacar que a presença dos alunos no conselho é de quase 100% o que demonstra a importância que eles atribuem a este momento.                                       Supervisora Rosemere Fachel





sábado, 2 de outubro de 2010

GINCANA SEMANA DA CRIANÇA INICIA DIA 04/10/2010

E.E.E.F MAURÍCIO SIROSTKI SOBRINHO

GINCANA -2010
OBJETIVO: Desenvolver o espírito de equipe, solidariedade, cidadania, integração, compromisso, respeito e organização.
PARTICIPANTES: De quinta à oitava série.
PREMIAÇÃO: Para o primeiro e segundo lugares.
ATENÇÃO: A participação servirá de avaliação para a disciplina de Formação ou qualquer outra disciplina conforme o objetivo proposto acima.

Qualquer demonstração das equipes que seja contrária ao objetivo da gincana poderá ser motivo de perda da pontuação.

Cada turma forma uma equipe.
Cada equipe deve ter um nome.
Cada equipe deve ter dois coordenadores (alunos da turma).
Cada equipe deve ter um professor orientador ( o professor conselheiro).
Cada equipe deverá contar com dois pais ou responsáveis de alunos da turma.
A falta de pontualidade na entrega das tarefas elimina a pontuação.

ATENÇÃO!!!
As tarefas serão retiradas e entregues pelas equipes na Secretaria.
INSCRIÇÃO: A ficha de inscrição será preenchida na secretaria somente no dia.1/10. Nesse momento a equipe entregará a primeira tarefa resolvida e receberá o nome de um país sobre o qual terá que pesquisar.
COMISSÃO JULGADORA: Formada por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar com a coordenação da Supervisão.
PREMIAÇÃO: A combinar.
CRONOGRAMA DA GINCANA

*De 27/9 a 1/10: inscrições para o campeonato na Secretaria.
*30/9: divulgação da gincana pela Supervisão e Direção com a entrega da ficha de inscrição e da tarefa 1.
*1/10: inscrição da equipe na gincana;
entregar a tarefa número 1;
retirada  da tarefa 2.
*4/10: retirada das tarefas 3 e 4.
*6/10: entregar a tarefa 2.
*7/10: entregar a tarefa 3;
retirarada das tarefas 5 e 6.
*13/10: retirarada  das tarefas 8 e 9.
*!4/10: entregar as tarefas 8 e 9.
*18/10: entregar a tarefa número 6.
*19/10: entregar a tarefa 5.
*20/10: retirarada das tarefas 10, 11,12,13 e 14.
*27/10: realização da tarefa 10.
*28/10: encerramento da gincana com apresentações após o recreio nos dois turnos.
As tarefas serão apresentadas na seguinte ordem: tarefas 4, 11, 12, 13 e 14.
As equipes se apresentarão conforme a ordem de inscrição.
*3/11: divulgação do resultado da gincana.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

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Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893