quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ESTUDO DO REINO DAS PLANTAS

A turma 63 na área de Ciências, dando inicio ao estudo do Reino das Plantas, foi para o pátio da escola com a profª. Neiva e ali, foram instigados a observarem tudo ao seu redor. Com entusiasmo e curiosidade fizeram comparações e questionamentos. Nada escapou à análise dos curiosos alunos. Caules, folhas, frutas, raízes, espinhos, solo, adubo orgânico, vertentes d’água, enfim.
Por fim, fizeram uma limpeza no pátio, separando os tipos de lixo, isolando e carregando para baixo das árvores (como adubo) as folhas e os galhos.
O próximo passo será a teoria em sala de aula, mas as aulas de campo se repetirão com certeza.
Para culminar, como ninguém é de ferro, profª. e alunos comeram amoras e ameixas, direto das árvores. "


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aluno com a pizza gigante

Hora do lanche


No final do 2º trimestre, a professora Alessandra Xavier,resolveu explicar de forma concreta e diferente a matéria nova em questão: "FRAÇÕES". Juntamente com a sua turma 43B, realizaram um trabalho organizado, onde cada aluno trouxe um ingrediente diferente e foram feitas coletivamente duas pizzas gigantes .
Quando ficaram prontas a professora dividiu as pizzas explicando passo á passo a matéria nova proposta. Após as explicações os alunos puderam saborear as pizzas no lanche da tarde.
                                                            

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palestra NATIVISTA na escola e atividades do projeto CIDADANIA

 A direção da escola  junto com a professora Alessandra titular da turma 43  proporcionaram na tarde do dia 22 de setembro  a visita da sua prima  2ª PRENDA JUVENIL DA PRIMEIRA REGIÃO DO RS, NATÁLIA MOREIRA.  A prenda    fez uma atividade diferenciada com os alunos do currículo por atividades, apresentando-lhes uma palestra sobre o mundo farroupilha, explicando as pilchas do peão e da prenda, interagindo com as crianças, respondendo perguntas. Além de convidar os alunos para dançarem o "pézinho"(música típica nativista).

Eles adoraram a prenda,  querendo abraçá-la e beijá-la como forma de retribuíção por terem presenciado uma tarde muito especial. Ela foi muito atenciosa e delicada com todos. A prenda promete abrilhantar nossa escola, vindo mais vezes nos visitar, nos presenteando com seu carisma, sua simpatia e simplicidade. A escola, professores e direção, agradecem a ilustre presença da prenda.





Roda de chimarrão
O violão serviu para conhecer música regionalista

Vestimenta de prenda e gaúcho

Hino Rio Grandense e Hino Nacional


Projeto Cidadania
A Escola realizou na Semana da Pátria e Semana Farroupilha um Projeto de Cidadania procurando estimular a todos para a valorização, compreensão , respeito e conhecimentos sobre a História, Símbolos e riquezas de nosso país e do nosso Estado do Rio Grande do Sul. Ocorreram variadas atividades nas salas de aula , culminando na sexta-feira com atividades no pátio : roda de chimarrão , roda com violão e música gaucha, exposição de desenhos ilustrativos, decoração de paineis e narrativa pelos alunos da Historia da Revolução Farroupilha. A Diretora conversou com os alunos sobre o momento histórico, relacionado com as nossas ações do dia a dia, que favorecem a construção de um país mais livre e desenvolvido, através de uma boa educação.Todas as tardes os alunos cantavam o Hino Nacional e Riograndense, com hasteamento das bandeiras.



A professora Gitel  da turma 23  está desenvolvendo com seus alunos a Hora do Conto, onde a  aluna Jessica  está lendo uma historinha para seus colegas.
O desenvolvimento de outra atividade prazerosa da turma  é a conscientização da preservação do meio ambiente pelos alunos. A turma 23 está trabalhando  a Revolução Farroupilha, onde os alunos conheceram a  sua história e seus costumes.  Tomaram chimarrão e dançaram  as danças típicas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TURMA 21 PROFª ROSALI

O desenvolvimento da aprendizagem do primeiro trimestre (março, abril maio e parte de junho) da turma 21 com o material concreto "O ábaco" foi muito construtivo para a formação de conceitos da matemática. O aluno precisa viver certas experiências, manipular materiais de contagem e a construção do próprio material em sala de aula proporcionou um momento  prazeroso de socialização.  O Ábaco este ano foi um material que ajudou a formar a idéia de número a partir de situações que envolvem quantidades. No segundo trimestre (junho, julho, agosto e parte setembro)  com a observação da estagiária da PUC Évelin em sala de aula com sua titular Rosali combinaram de experimentarem  em seu estágio com os alunos. Motivou-se a dar continuidade no desenvolvimento das crianças após ter visto a importância deste material para as crianças  proporcionando também não só a contagem  de números (quantidade) como também de operações de adição e subtração.                                                                                                    Rosali Cunha Thomas

ORIENTADORA EDUCACIONAL

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893