quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIA DA SOLIDARIEDADE NA ESCOLA


No dia da solidariedade a Escola oportunizou aos pais uma palestra sobre educação dos filhos. Os professores aproveitaram o momento para adquirir conhecimento de informática com a professora Rosali. Na sala dos professores há um computador com acesso à internet. Foi bastante divulgada , inclusive com bilhetes aos pais, mas infelizmente a adesão foi muito pequena. Precisamos da comunidade mais presente nestes momentos de integração! A excelente palestra foi realizada pela psicóloga Angélica, da Instituição Cáritas de Jesus, que é parceira da nossa Escola. Os professores também assistiram, debateram, aproveitando bastante este belo momento. A Escola recebeu os pais ao som da música popular brasileira, um chazinho com bolacha e após a palestra uma visita ao brechó de roupas, calçados e bijouterias.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA

Metodologia do PROERD




Ao iniciar o programa nas Escolas, são realizadas reuniões com os pais dos alunos e educadores, com o objetivo de estabelecer um engajamento destes.
A partir disso, uma vez por semana, durante um semestre inteiro, o policial militar, juntamente com o professor da turma, desenvolve 17 lições no total, sendo que cada uma destas desenvolve um tema específico como: compreendendo as conseqüências do uso das drogas; como resistir às pressões para o uso de drogas; maneiras de dizer não às drogas e à violência; como manter-se firme; e como aumentar o amor-próprio, entre outros.
As aulas são bastante movimentadas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo, através de dramatizações e dinâmicas de grupo. Estas atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas.
Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos identificados como líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciar os demais.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
Ao concluir-se a aplicação do programa, há uma solenidade com a participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade.
Nessa ocasião, há a entrega de um certificado, através do qual a criança se compromete a ficar longe das drogas.
É o coroamento da parceria entre a escola, polícia militar e família.

Professora Sandra Costa currículo de 4ª série

Da esquerda para a direita diretora Maria Zélia, vice-diretora Sandra Costa (tarde) e vice-diretora Tânia Brasil (manhã)
Informação para a comunidade escolar
Nossa querida vice-diretora Sandra Costa aposentou-se esta semana. Em homenagem aos seus trinta e um anos e seis meses de carreira no magistério sendo 12 anos cumpridos na  íntegra na escola Mauricio Sirotsky Sobrinho; foi oferecido uma despedida com muitos presentes e doces saborosos.
PARABÉNS QUERIDA PROFESSORA SANDRA; SENTIREMOS SUA FALTA!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Professoras Maristela no turno da tarde e Taís no turno da manhã especializadas em Educação Especial atendimento com laudo médico. SAIBA MAIS A Secretaria de Educação Especial (Seesp) desenvolve programas, projetos e ações a fim de implementar no país a Política Nacional de Educação Especial. A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Dentre as ações desenvolvidas pela Seesp está o apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino para a oferta e garantia de atendimento educacional especializado, complementar à escolarização, de acordo com o Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Para apoiar os sistemas de ensino, a secretaria desenvolve o Programas de Formação Continuada de Professores na Educação Especial - presencialmente e a distância -, Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Escola Acessível (adequação de prédios escolares para a acessibilidade), Programa BPC na Escola e Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que forma gestores e educadores para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos. Destacam-se ainda as ações de garantia de acessibilidade nos programas nacionais do livro, implementados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). FONTE DE PESQUISA:

domingo, 2 de maio de 2010

DIA DA SOLIDARIEDADE NA ESCOLA
A E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho comunica a Comunidade em geral que não está satisfeita com a limpeza de nossa escola. E o esclarecimento é que a única funcionária que temos é a senhora Cíntia que esforça-se sozinha para manutenção de toda a limpeza da instituição escolar. Infelizmente, não consegue porque um dos motivos é a falta dos recursos humanos para serviços gerais. No entanto, houve a sugestão para que no dia houvesse voluntários dispostos para a limpeza geral (mutirão). Contamos com a colaboração de todos. E desde já agradecemos.
A programação prevista para o dia 22 de maio o "dia da solidariedade" será:

  • Das 8 horas até às 10 horas mutirão da limpeza organizado da seguinte forma - cada sala de aula paticipará da limpeza da escola com seus colaboradores de cada família que doarão o material e sua mão de obra para a limpeza da instituição escolar.

  • Das 10 horas até às 11 horas Palestra com a Psicóloga Angélica palestrando sobre a Educação dos filhos.

  • Após ás 11 horas será aberto o Brechó para visitação e compras de artigos.
CONTAMOS COM A PRESENÇA E COLABORAÇÃO DE TODOS.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893