quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ELEIÇÃO DE DIRETORES NA ESCOLA DIA 28 DE OUTUBRO.
1 - Qual a duração do mandato do Diretor dos estabelecimentos de Ensino? 3 anos. (Artigo 9º da Lei 10.576/95 com as suas alterações) 2 - Quantas vezes poderá o Diretor ser reconduzido? A Lei não limita o número de reconduções. 3 - A indicação da Direção das escolas se dará por chapas? Não. O Indicado pela comunidade escolar é o Diretor (Art. 7º da Lei 10.576/95, com suas alterações). O(s) Vice-Diretor(es) será(ão) escolhido(s) pelo Diretor (Art. 15, 16, 17 e 18 da mesma Lei); 4 - Quem poderá concorrer à função de Diretor de Estabelecimento de ensino público estadual? Os requisitos para concorrer estão elencados no Art. 20 da Lei 10.576/95, com suas alterações. 5 - Professor e Servidor de Escola detentores de Contratos Temporários e emergenciais podem votar e ser votados? Professor em Contrato Emergencial e Temporário pode votar, mas não pode concorrer à função de Diretor, pois não preenche o requisito do inciso II do Artigo 20, da Lei 10.576/95, alterada pela Lei 11.695/01. Servidor com Contrato Emergencial e Temporário não pode votar nem pode concorrer, por força do Artigo 7º e os Parágrafos da Lei 10.576/95, com suas alterações. (Podem participar do processo de indicação dos Diretores somente os integrantes do Quadro de Servidores de Escola, criado pela Lei 11.407, de 06 de janeiro de 2000). MAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS CLIQUE AQUI
(SECRETARIA DA EDUCAÇÃO)
ALUNOS COM TRANSTORNO BIPOLAR
Antigamente, as escolas vivenciavam um contexto de sala de aula muito diferente dos dias atuais. A medicina tecnológica evoluiu e descobertas foram feitas referentes a saúde de nossas crianças no ambiente escolar. As aulas exigem mais dedicação, planejamento e responsabilidade da família e do educador.
Um dos diagnósticos que presenciamos em nossas escolas é o transtorno da bipolaridade. É um transtorno que pode atingir os alunos infantis, adolescentes e adultos. É possível que ao adquirirmos a correta interpretação do fato poderemos auxiliar nas dificuldades do cotidiano escolar.
Este educando merece o nosso esforço e empenho para uma inclusão escolar satisfatória porque é o futuro de sua própria família, bairro e cidade. Ser o futuro deste País exige responsabilidade de todos os envolvidos.
Há em nossas escolas crianças que desde cedo podem ser diagnosticados como alunos com transtornos bipolares e, infelizmente, poucos reconhecem este distúrbio. Interpretando em alguns casos como agressividade ou falta de afeto; ocasionando dificuldades de relacionamentos em sala de aula, na escola e em sua família. Aqui está algumas pesquisas referente ao assunto.
Transtorno bipolar Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Como categorizado pelo DSM-IV e o pelo CID-10, o transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca

sábado, 19 de setembro de 2009

Hino Rio-Grandense Como aurora precursora Do farol da divindade Foi o vinte de setembro O precursor da liberdade Mostremos valor, constância Nesta ímpia, injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra Mas não basta pra ser livre Ser forte, aguerrido e bravo Povo que não tem virtude Acaba por ser escravo Mostremos valor, constância Nesta ímpia, injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra. O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR E COMUNIDADE ESCOLAR.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TRIMESTRE NA ESCOLA.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PALESTRA INFORMATIVA H1N1 GRIPE

A E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho teve a participação da equipe da Saúde Escolar Paulo da Gama ESAE para informar as turmas de alunos; novas medidas no combate a Gripe H1N1. A informação foi feita por meio de teatrinho com as psicológas Denise e Nair Menezes.

Nossos agradecimentos as queridas colaboradoras.

dbamaro@ig.com.br e menezesnair@hotmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A E.E.E.F.Maurício Sirotsky Sobrinho comunica a comunidade escolar que com a chegada da aposentadoria da Supervisora Escolar Rosaura, a professora Marta Steigleder exerce o cargo atualmente. A professora Marta Steigleder ministra aulas na disciplina de Ciências. Mentora do projeto "Escola Limpa" desenvolvido no ano de 1999. Incentivou a limpeza do ambiente escolar ; com o auxílio da direção. Neste projeto organizou a pintura nos muros da escola com desenhos ilustrativos feitos pelos adolescentes sobre o meio ambiente. Criaram uma horta estimulando as atitudes dos alunos. No final do estudo os estudantes recebiam um certificado. O projeto foi dvulgado pelo Jornal Zero Hora.
A supervisão educacional (ou escolar) constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso juntamente com os professores de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso assegurar a qualidade de ensino, da educação, da formação humana.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893