domingo, 28 de junho de 2009

PROJETO TRIMESTRAL DA ESCOLA "FAÇA DO LIXO UM LUXO".

Para que a inteligência se desenvolva, uma criança precisa ser ativa em seu meio (este texto baseia-se nos escritos de Iris Elisabeth Tempel Costa Desenvolvimento e aprendizagem).
Diferente de desenvolvimento a aprendizagem requer uma experiência especial.
Para aprender o aluno necessita conhecer o seu meio ambiente, explorar os locais, o conhecimento das pessoas, de seus professores, participando e interagindo com tudo a sua volta. Logo, a fonte das coisas que existem e são aprendidas está no meio físico e social. A escola este ano está preocupando-se em levar aos seus alunos; a reflexão e conscientização. Os seguintes tópicos foram propostos por meio do Projeto Trimestral "Faça do lixo um luxo":
  • MEIO AMBIENTE foram propostos passeios educativos com as turmas da escola; nos turnos da manhã e tarde.
  • CRACK pesquisas e noticiário.
  • RECICLAGEM DO LIXO foram feitas atividades com os alunos de criar vassouras feitas de garrafas pet e assento puf feito de garrafa pet maiores informações clicando no link do lado direito onde está escrito "CONSTRUINDO LUXO ATRAVÉS DO LIXO". Neste link no blog está muitas sugestões de outras maneiras de reaproveitar o lixo.
  • ÁGUA foi feito com os alunos um passeio educativo ao DMAE.

A E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho investiu este ano em lixeiras com escritos "lixo orgânico e lixo descartável" para todas as salas de aula. E no amplo corredor da escola foi colocado lixeiras grandes com separação de lixo. A conscientização de todos é muito importante para o ambiente escolar.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho desde o ano de 2007 desenvolve um trabalho anual com o tema "Te liga gravidez tem hora" de 5ª a 8ª séries. As psicólogas enviadas pela Secretaria da Educação fizeram palestras sobre a "Sexualidade na adolescência" no dia 16/05/2009. Hoje, dia 10 de junho houve a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da escola. A sexualidade deve ser pensada junto com pais, alunos e professores.

sábado, 6 de junho de 2009

INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA
A E.E.E.F. Maurício Sirotsky Sobrinho integrou seu espaço escolar com as festividades do mês de junho. Aconteceu a socialização tão esperada da comunidade com sua escola no dia 06/06/2009, todos envolveram-se neste momento vivenciando uma verdadeira inclusão de pessoas que vieram de outros lugares, os alunos da escola, funcionários e professores. Relações de integração que visam um bem maior para todos. Participações que demonstravam muita satisfação em dialogar sugestionando criticas construtivas ao evento, alegria, companheirismo e parceria. Várias reflexões com sugestões para a próxima festa junina e muita satisfação. Gostaríamos de agradecer a todos que participaram e até aos co-participantes deste evento.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares. Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores. Membros da Comunidade:

1. Ana Regina

2. Vladimir

3. Alexandre Ricardo

4. Maria Eni

5. Neuza

6. Karoline - aluna

7. Bárbara - aluna

Suplentes de alunos:

8. Alexandre Martins

9. Carolina Wonsik

Segmentos de professores:

10. Carlos Maurício - Presidente do Conselho

11. Jossimara - Secretária

12. Patricia

13. Gitel

14. Rosali

Suplentes de professores:

15. Berenice

16. Marta

Funcionários:

17. Zaida

Suplentes de funcionários:

18.Luciana Rodrigues.

O Estatuto do idoso esta trazendo benefícios para os idosos?

Marcadores

Teatro

TEATRO - A fundação Thiago de Moraes Gonzaga tem inscrições gratuitas abertas para os projetos Contadores de Histórias (Educação Infantil) e Últimos Dias de Super-herói (Ensino Fundamental). O colégio fica responsável apenas pelo transporte dos alunos até o espaço Vida Urgente (Rua Botafogo, 918, na Capital), onde ocorrem os espetáculos. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato através do telefone (51) 3231-0893